O Brasil está enfrentando uma onda de calor, um fenômeno caracterizado por temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Esta é a quarta vez que o país experimenta esse clima intenso apenas neste ano. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de que essa onda de calor persista até quarta-feira (1º/5).
O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para seis estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Embora o alerta se concentre nessas regiões, a influência da onda de calor é sentida em grande parte do país.
O que está causando essa onda de calor? De acordo com a meteorologista do Inmet, Deise Morais, o fenômeno é resultado da presença de um sistema de alta pressão que atua sobre a área central do Brasil. Isso inibe a nebulosidade e a estabilidade do tempo, além de aumentar a radiação sobre a região afetada. Morais ressalta que praticamente todo o país está sujeito a temperaturas mais elevadas nos próximos dias.
Caso a onda de calor persista além dos cinco dias previstos no alerta meteorológico, o instituto poderá elevar o nível de alerta de laranja para vermelho, o mais alto da escala.
Durante esse período de calor intenso, a recomendação é evitar atividades físicas no período mais quente do dia, entre 10h e 16h, manter-se hidratado com frequência e utilizar protetor solar.
Confira a previsão de temperatura para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos próximos dias:
· Segunda-feira (29): mínima de 24º C e máxima de 35º C
· Terça-feira (30): mínima de 24º C e máxima de 36º C
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.