Brasil Concurso
Concurso Nacional Unificado: Prova do 'Enem dos Concursos' será realizada próximo domingo
O certame oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, contemplando oportunidades para os níveis médio e superior
30/04/2024 11h38
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

No próximo domingo (5), será realizada a prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o "Enem dos concursos", em 228 municípios. O certame oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, contemplando oportunidades para os níveis médio e superior.

Os candidatos realizarão as provas em dois turnos simultaneamente nas cidades participantes. Pela manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, com duração de 2h30. No turno da tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com duração de 3h30.

Para os candidatos de nível superior, a prova consistirá em uma parte objetiva com 70 questões e uma prova discursiva. Já os inscritos para cargos de nível médio responderão a uma prova objetiva com 60 questões e realizarão uma redação.

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, abrangendo áreas como Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Intermediário.

O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponibilizado pelo Ministério de Gestão e Inovação na última quinta-feira (25), permite aos candidatos verificar a data, o local e os horários corretos da prova. Este documento está acessível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, por meio do login com os dados da conta Gov.br.

No dia da prova, é essencial levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identificação com foto e caneta de tinta preta em material transparente, sendo recomendável levar mais de uma. Além disso, é permitido levar comida e água, desde que em embalagens lacradas e garrafas transparentes.

Não será permitido levar os cadernos de questões para casa, e o tempo mínimo de permanência na sala será de 2 horas. Os candidatos que saírem antes desse período estipulado deverão aguardar, sob o risco de eliminação caso desrespeitem essa regra.

O gabarito preliminar será divulgado em 7 de maio, enquanto o resultado definitivo está previsto para 30 de julho.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Brasil de Fato