Mato Grosso do Sul Emprego
Economia em ascensão: Setores-chave impulsionam geração de empregos em Mato Grosso do Sul
Fora gerados 4.197 novos empregos, destacando-se os setores da indústria de transformação, transportes e o segmento florestal
30/04/2024 12h21
Por: Tatiana Lemes
Foto: Álvaro Rezende

No mês de março, a economia de Mato Grosso do Sul demonstrou vigor, com a geração de 4.197 novos empregos, destacando-se os setores da indústria de transformação, transportes e o segmento florestal. Os dados, provenientes da Carta de Conjuntura da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), baseados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), revelam um saldo positivo de 27.560 postos de trabalho criados nos últimos doze meses, entre abril de 2023 e março de 2024.

No panorama do mercado de trabalho, Mato Grosso do Sul ocupou a 12ª posição entre as Unidades Federativas com maior saldo de empregos no mês. Em março, foram registradas 39.331 admissões e 35.134 desligamentos, com diversos setores apresentando desempenho positivo. O setor de serviços liderou com 2.177 novos empregos, seguido pela indústria (972), agropecuária (834), comércio (566) e construção (-352).

Destacando-se na indústria, o subsetor de Indústrias de Transformação liderou com a abertura de 839 novas vagas, seguido pelo segmento de Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação, com 91 postos de trabalho. Nos serviços, o segmento de Transporte, Armazenamento e Correios foi o principal responsável pela criação de empregos, com 1.043 novas vagas.

No âmbito agropecuário, a Produção Florestal se destacou com 510 novos postos de trabalho. O governador Eduardo Riedel destacou que o aumento dos empregos é reflexo da confiança dos empresários e das políticas de redução de impostos para impulsionar a economia. Além disso, ressaltou os esforços do governo para incentivar a qualificação profissional por meio do programa MS Qualifica.

Campo Grande despontou como líder dos municípios com o maior saldo de empregos, seguido por Dourados e Rio Brilhante. No entanto, houve municípios que enfrentaram desafios, como Rio Brilhante, Aral Moreira e Maracaju, que registraram o fechamento de postos de trabalho.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.