Esportes #Argentina
Tricampeã da Copa do Mundo: Argentina vence a França nos pênaltis
Os argentinos não ganhavam um mundial há 36 anos desde 1986
18/12/2022 14h37 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: #CNN
Após empate, os argentinos derrotam os franceses por 3 a 3 no tempo normal

A Argentina que venceu a França nos pênaltis neste domingo (18), após empate por 3 a 3 no tempo normal, se tornou campeã da Copa do Mundo do Catar. 

Durante 45 minutos, o time europeu ficou na roda e viu a Argentina construir uma grande vantagem. Até ali, a derrota era na organização e até na vontade. Gradualmente, com novas peças em campo, os franceses conseguiram encontrar um estilo de jogo, ganharam confiança e, em dois minutos brilhantes de Mbappé, conseguiram forçar uma prorrogação, onde tomaram o gol, reagiram e caíram nas penalidades.

No primeiro tempo, o time de Didier Deschamps ficou na roda vendo a Argentina jogar. O ataque foi ineficiente e o sistema de marcação ficou perdido diante dos avanços com movimentação da Argentina. Na etapa final, modificada taticamente, a França foi evoluindo aos poucos e ressurgiu com os gols marcados entre os 34 e os 36 minutos. Melhor fisicamente e mais confiantes, levou o jogo até a prorrogação, onde chegou a ficar mais com bola, mesmo sem arriscar.

Quando a Argentina fez o terceiro, Mbappé, artilheiro da Copa do Mundo com oito gols, voltou a brilhar com um hat-trick na final para forçar os pênaltis, onde também converteu a sua cobrança, mas não evitou o vice-campeonato. Com vários titulares em dia muito abaixo da rotação normal, os nomes acionados por Deschamps no banco de reservas conseguiram, aos trancos e barrancos, recolocar a França no jogo e foram responsáveis pela reação incrível no tempo normal.

Os argentinos não ganhavam um mundial há 36 anos, desde 1986, quando bateram a Alemanha na final por 3 a 2 na Copa do México. O triunfo diante da França levou a Argentina ao terceiro título em Copas do Mundo. Agora, “os hermanos” ultrapassam França e Uruguai, que têm dois troféus cada, e ficam atrás apenas de Brasil, com cinco, e de Alemanha e Itália, ambas com quatro conquistas.

O título da Argentina também marca a volta da taça para a América do Sul. O último campeão do continente havia sido o Brasil, quando ganhou o penta em 2002. Desde então, os europeus emplacaram cinco Copas do Mundo seguidas – a última em 2018, com a França.