Uma recente portaria do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis) concede autorização ao centro especializado Prevfogo para contratar até 90 brigadistas. O objetivo é intensificar a prevenção e o combate aos incêndios florestais em quatro municípios do Mato Grosso do Sul. Além disso, a portaria inclui a autorização para a implementação da queima prescrita, uma modalidade recém-adotada no estado.
Publicada hoje no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a portaria destaca a distribuição dos brigadistas de acordo com as necessidades de cada município. Em Corumbá, por exemplo, estão previstas duas estruturas de equipe distintas.
A primeira permite a contratação de um brigadista chefe, dois chefes de esquadrão e 12 brigadistas, que estarão direcionados ao combate direto aos incêndios florestais. Já a segunda estrutura inclui um brigadista chefe, quatro chefes de esquadrão e 24 brigadistas, representando o maior contingente autorizado por grupo.
As demais equipes, compostas por 12 a 15 brigadistas, bem como os chefes de brigada e esquadrão, atuarão em Aquidauana, Miranda e Porto Murtinho.
Outro destaque da portaria é a autorização para a contratação de nove brigadistas que atuarão na queimada prescrita. Esse sistema, recentemente adotado no estado, é regulamentado por uma portaria estadual que define as áreas passíveis de queima controlada por meio de mapeamento.
Essas ações são cruciais, especialmente diante do histórico de incêndios e da seca que afetam o Pantanal, maior planície alagada do mundo. Em 2020, cerca de 30% do bioma foi atingido pelo fogo, representando uma área devastada de aproximadamente 44,9 mil hectares.
Com a previsão de uma possível seca histórica neste ano, ambientalistas alertam para o alto risco de incêndios florestais na região. O Governo Federal já havia divulgado um calendário nacional de emergência ambiental, destacando os períodos críticos em diversas regiões do país, incluindo o centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul de março a outubro, e o Pantanal e sudoeste do estado de maio a dezembro.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Campo Grande News