Uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou luz sobre o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fornecendo insights valiosos sobre a percepção pública e as preocupações dos brasileiros. Os resultados revelam uma dinâmica complexa de avaliações e opiniões, refletindo um contexto desafiador.
De acordo com os números apresentados, o presidente Lula obteve uma avaliação positiva de 37,4%, enquanto 30% dos entrevistados expressaram uma visão negativa de sua gestão. Estes números representam um declínio em relação à pesquisa anterior, realizada em janeiro deste ano, onde Lula registrava 43% de avaliações positivas e 28% negativas. Este é considerado o pior indicador durante o terceiro mandato do presidente.
Um aspecto interessante é a percepção sobre as decisões do chefe do Executivo: 39,9% dos entrevistados consideram que suas decisões são igualmente boas e ruins, um aumento em relação ao levantamento anterior. Além disso, houve um aumento na parcela daqueles que acreditam que as decisões são predominantemente ruins, enquanto a confiança na maioria das decisões caiu.
A comparação com a administração anterior, de Jair Bolsonaro (PL), também revela mudanças significativas. Enquanto em janeiro 48% dos entrevistados consideravam o governo de Lula melhor que o anterior, esse número diminuiu para 43%. Por outro lado, a parcela daqueles que veem a gestão do petista como pior aumentou de 29% para 32%.
Vander Costa, presidente da CNT, destacou a necessidade de avançar em projetos e ações que possam dinamizar a economia, reduzir a sensação de insegurança e melhorar o atendimento no serviço público. Ele enfatizou a importância de um relacionamento construtivo entre o governo federal e o Congresso para o progresso de projetos prioritários.
A pesquisa também abordou diversas outras questões de interesse nacional:
A pesquisa, realizada presencialmente entre os dias 1° e 5 de maio, entrevistou 2.002 pessoas, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os resultados fornecem um panorama abrangente das percepções e preocupações dos brasileiros em relação ao atual cenário político e social do país.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles