A briga pela cadeira deixada pelo vereador Claudinho Serra (PSDB) ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (16), com a entrada do delegado e ex-vereador Wellington de Oliveira na disputa. Oliveira protocolou um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), buscando assumir temporariamente o cargo parlamentar.
O delegado explicou que entrou no mandado de segurança como terceiro interessado por estar à frente de Gian Sandim, outro suplente do PSDB. Nas eleições municipais de 2020, Oliveira obteve 1.811 votos, terminando como o quinto suplente do partido.
Inicialmente, esperava-se que Dr. Lívio assumisse o cargo de Serra, após orientação do TRE-MS à Câmara de Vereadores sobre quem seria o suplente. Contudo, um mandado de segurança impetrado por Gian Sandim suspendeu a posse de Dr. Lívio.
O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSDB), afirmou que a análise do recurso sobre o mandado de segurança deve ficar para a próxima semana.
A vaga disputada pertence atualmente ao vereador Claudinho Serra, que foi preso em abril deste ano na terceira fase da Operação Tromper e foi liberado mediante o uso de tornozeleira eletrônica em abril.
Todo o impasse em torno da substituição de Claudinho Serra remonta ao fato de ele também ser suplente. Dois vereadores eleitos pelo PSDB, João Cesar Mattogrosso e João Rocha, se licenciaram dos cargos em 2021 e 2023, respectivamente, para assumir secretarias da Prefeitura de Campo Grande.
Com isso, os suplentes diretos, Ademir Santana e Claudinho Serra, foram convocados e tomaram posse na Câmara. Porém, a maioria dos suplentes deixou o PSDB desde a eleição de 2020, com exceção de Gian Sandim.
O presidente da Câmara ressaltou que Claudinho não receberá remuneração durante seu afastamento da Casa de Leis e que, após 120 dias de afastamento e 30 de atestado médico, ele não pode prorrogar o prazo, pois o limite é de 150 dias, conforme o regimento.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax