Internacional Morte
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre aos 63 anos em acidente de helicóptero
Aeronave caiu próximo a Jolfa enquanto retornava de inauguração; morte confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores
20/05/2024 08h05
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos nesta segunda-feira (20), após um acidente de helicóptero. A aeronave, que retornava da inauguração de uma barragem na fronteira iraniana com o Azerbaijão, caiu nas proximidades de Jolfa, cerca de 600 quilômetros de Teerã, segundo informações da TV estatal iraniana. A morte de Raisi foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do país.

Raisi viajava com uma comitiva de três helicópteros e estava acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdolahian, e pelo governador de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, além de outras autoridades.

Eleito presidente em 2021, Raisi era um clérigo de linha dura e considerado um potencial sucessor do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã desde 1989. Em 2019, Raisi foi nomeado por Khamenei como chefe do Poder Judiciário e também atuava como vice-presidente da Assembleia de Peritos, o órgão responsável pela eleição do líder supremo.

A tragédia marca uma perda significativa para a política iraniana e levanta questões sobre a futura liderança do país.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News