O governo federal está estudando a possibilidade de conceder um auxílio financeiro para as famílias que estão abrigando vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A proposta, ainda em fase de análise, prevê o pagamento de um auxílio no valor de R$ 400 por pessoa abrigada, mas ainda não há uma decisão final sobre sua implementação.
O estudo foi encomendado pelo ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Agora, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome irá analisar a viabilidade legal da medida, uma vez que atualmente os recursos são distribuídos fundo a fundo com as prefeituras.
As transferências fundo a fundo são realizadas quando há o repasse direto de recursos provenientes de fundos da esfera federal para fundos da esfera estadual, municipal e do Distrito Federal, sem a necessidade de celebração de convênios.
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas e enchentes já deixaram mais de meio milhão de desalojados no estado. O número de mortos já ultrapassa 150, e ainda há 88 moradores desaparecidos. Ao todo, a tragédia ambiental afetou cerca de 2,3 milhões de pessoas em 463 cidades gaúchas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações R7