Brasil FGTS
Trabalhadores de 359 municípios do RS podem sacar FGTS por calamidade
Liberação do benefício visa auxiliar residentes em áreas afetadas por enchentes desde o fim de abril
22/05/2024 10h03
Por: Tatiana Lemes Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução

Trabalhadores de 359 municípios do Rio Grande do Sul que foram impactados pelas enchentes ocorridas desde o fim de abril têm agora a possibilidade de solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade. O anúncio foi feito pelo ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, durante coletiva à imprensa realizada em Porto Alegre nesta terça-feira (21).

O saque-calamidade, que pode chegar até R$ 6.240, é uma medida importante de apoio para os trabalhadores que foram afetados pelas enchentes. A liberação do benefício será autorizada após o reconhecimento do estado de calamidade pública ou situação de emergência da localidade pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Para solicitar o saque, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas devem acessar o aplicativo FGTS e seguir os passos indicados. A solicitação pode ser feita mesmo por aqueles que já realizaram o saque nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo. É necessário apresentar cópias dos documentos de identificação, comprovante de residência e, caso necessário, uma declaração do município atestando a residência na área afetada.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos e procedimentos detalhados para solicitação do benefício, que pode ser creditado em conta Caixa ou em outro banco indicado pelo trabalhador. Dúvidas podem ser esclarecidas através do site oficial do FGTS ou pelos telefones de contato da Caixa.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.