Na noite deste domingo (26), o governador Eduardo Leite emitiu um alerta meteorológico para o Rio Grande do Sul devido à formação de um ciclone extratropical. Previsto para se formar na região Sul do Brasil nesta segunda-feira (27), o ciclone deve intensificar as chuvas e trazer ventos fortes ao estado, conforme alerta da MetSul Meteorologia. Além disso, o fenômeno provocará ressaca em diversas praias da costa gaúcha. As aulas foram suspensas em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande até terça-feira (28), como medida de precaução.
Segundo a MetSul, embora o ciclone traga chuvas e ventos intensos, a precipitação não deve ser extrema a ponto de causar novos transbordamentos nos rios do estado. Após a passagem do ciclone, a previsão é de dias sem chuvas volumosas e com sol, provavelmente a partir de quarta-feira (29), o que ajudará a diminuir o nível dos rios.
Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o litoral sul e norte, com cerca de 50 mm. A Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40 mm de chuva ao longo desta segunda-feira. O ciclone também afetará Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais nas regiões leste e litorâneas desses estados. Cidades como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá devem se preparar para chuvas persistentes e fortes.
Na terça-feira (28), o ciclone dará origem a uma nova frente fria, que se deslocará rapidamente para o Sudeste, conforme informações do Climatempo. A chuva começará a perder força, especialmente no Paraná, enquanto algumas áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda podem ter condições de garoa. No litoral gaúcho e na Grande Porto Alegre, chuvas fracas a moderadas podem ocorrer até a noite de terça-feira, mas a instabilidade diminuirá gradualmente.
Na quarta-feira (29), véspera de feriado, a condição de chuva diminuirá na maior parte da Região Sul. Apenas o litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho podem registrar chuvas fracas e pontuais. As temperaturas devem cair bruscamente, com possibilidade de geada em algumas cidades do sul do Paraná, planalto e serra de Santa Catarina. As capitais da Região Sul devem permanecer sem chuva.
Na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, o tempo será firme e muito frio, mesmo com a presença do sol. A Serra Gaúcha poderá ter risco de geada, e Porto Alegre pode começar o dia com névoa ou nevoeiro. Até o final da semana, o tempo firme deve prevalecer, com manhãs frias e tardes de temperaturas mais baixas. A maior trégua nas chuvas ocorrerá com a chegada de uma nova frente fria por volta dos dias 6, 7 e 8 de junho.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles