Mato Grosso do Sul Eleições
PL em Campo Grande avalia aliança com André Puccinelli para eleição municipal
Dividido e sem candidato competitivo, partido considera nova possibilidade em meio à incerteza para o pleito de outubro
27/05/2024 10h35
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Com a falta de um candidato que se destaque nas pesquisas eleitorais até o momento, o Partido Liberal (PL) em Campo Grande continua explorando novas alternativas para a eleição municipal deste ano.

A mais recente envolve uma potencial aliança com o ex-governador André Puccinelli (MDB), caso o partido opte por não lançar candidato próprio. A ala que se opõe a apoiar Adriane Lopes (PP) vê em Puccinelli uma chance maior de chegar ao segundo turno.

"Entre Adriane e André Puccinelli, quem teria mais chances de disputar um segundo turno?", questionou um dos líderes do partido, sinalizando esta nova possibilidade que será apresentada a Jair Bolsonaro, caso o ex-presidente decida que o PL não terá candidato próprio.

O grupo que já cogita a possibilidade de apoiar Puccinelli começou a se movimentar após a aproximação de Aldo Rebelo, agora no MDB, com Bolsonaro. A expectativa é de que essa aproximação possa se estender a Campo Grande.

Atualmente, o PL conta com dois pré-candidatos a prefeito, João Henrique Catan e Tenente Portela. No entanto, a maioria dentro e fora do partido acredita que Bolsonaro apoiará Adriane Lopes, para atender Tereza Cristina (PP).

Conhecido como amigo de Bolsonaro em Campo Grande, Tenente Portela lançou sua pré-candidatura recentemente, mas recuou dias depois, afirmando que o candidato será escolhido pelo ex-presidente, o que gerou incerteza sobre o processo eleitoral.

Assim como o PL, a candidatura de Puccinelli também está em risco na Capital devido a arranjos políticos nacionais. Há grandes chances de desistência do ex-governador para apoiar o deputado Beto Pereira (PSDB).

O MDB de Campo Grande estaria entre os estados negociados entre MDB e PSDB nacionalmente, o que inclui a Prefeitura de São Paulo, uma peça fundamental para o MDB, que busca manter o controle da maior cidade do país.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS