Política Eleições
Pré-candidatos do PT destacam cores da bandeira nacional em campanhas eleitorais
Estratégia de Comunicação: PT busca nova abordagem visual para evitar associações adversas
27/05/2024 12h18
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Em uma estratégia inédita, diversos pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições municipais deste ano têm optado por dar destaque às cores da bandeira nacional e minimizar o tradicional vermelho, característico da sigla, em seus materiais de divulgação. Segundo informações veiculadas pelo jornal O Globo, essa mudança de abordagem visa evitar que as cores verde e amarela sejam associadas exclusivamente ao campo político adversário.

De acordo com o secretário de comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), a orientação é clara: “não deixar que o outro lado se aproprie das cores verde e amarela”. Ele reforçou que cada campanha tem suas particularidades de acordo com a cidade, mas ressaltou que a bandeira do Brasil pertence a todos os brasileiros e não deve ser abandonada pelo partido.

Essa estratégia tem sido observada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando o PT, enfrentou uma derrota para seu antecessor, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022.

O PT, segundo informações do periódico, está trabalhando na elaboração de uma campanha para atrair novos filiados, e a identidade visual a ser adotada enfatizará as cores da bandeira brasileira. Esse modelo de comunicação já foi experimentado no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, quando o então candidato do PT, Fernando Haddad, concorria com Jair Bolsonaro, cuja campanha e movimento político são marcados pelas cores verde e amarelo.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News