Educação Alfabetização
Lula critica meta de alfabetização em reunião no Planalto: "Deveria ser 100%"
O presidente destaca desigualdades educacionais entre estados brasileiros
28/05/2024 12h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua insatisfação com a meta estabelecida para a alfabetização de crianças no Brasil até 2030, durante uma reunião realizada nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto. Segundo Lula, a meta de alcançar 80% das crianças alfabetizadas até 2030 é insuficiente, defendendo que deveria ser de 100%.

Durante o encontro sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lula também fez referência ao pensamento do educador Paulo Freire, destacando a importância da educação na transformação das pessoas e da sociedade. O presidente enfatizou a necessidade de garantir uma educação de qualidade desde a creche até o ensino universitário.

Os comentários de Lula surgiram após o anúncio do Palácio do Planalto sobre os resultados da primeira avaliação censitária de alfabetização, que revelou que em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o segundo ano do ensino fundamental.

Com o resultado, o país recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19. O novo indicador é 20 pontos percentuais acima do desempenho apresentado em 2021 e 1 ponto percentual acima da avaliação de 2019.

O relatório mostrou que o estado do Ceará obteve a melhor avaliação, com 85%, enquanto Sergipe ficou em último lugar, com 31% das crianças alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental. O documento ressalta os desafios na área educacional para os governos federal e estadual.

Confira as metas de alfabetização estabelecidas para os próximos anos:

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações R7