Economia Inflação
IPCA-15 de maio: Gasolina, remédios, cebola e perfumes são vilões da inflação
Variação dos preços afeta diferentes segmentos no Brasil
28/05/2024 12h33
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) avançou 0,44% em maio, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (28). O resultado revela os principais fatores que contribuíram para essa elevação, com destaque para a gasolina, os remédios, a cebola e os perfumes.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, oito registraram alta em maio. O segmento que teve maior peso no indicador foi o de "Saúde e cuidados pessoais", com uma elevação de 1,07%. Esse aumento foi impulsionado pelos produtos farmacêuticos, que subiram 2,06% no mês, impactando o índice geral.

O setor de "Transportes" também teve influência significativa, com uma elevação de 0,77% em maio. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela alta da gasolina, que teve o maior peso individual no IPCA-15, com um impacto de 0,09 ponto percentual. Além disso, as passagens aéreas subiram 6,04%, enquanto o etanol e o óleo diesel também apresentaram aumento.

No grupo "Alimentação e bebidas", a cebola teve um aumento expressivo de 16,05%, juntamente com o café moído (2,78%) e o leite longa vida (1,94%). Por outro lado, o arroz e as carnes registraram queda.

Outros grupos que apresentaram elevação foram "Habitação", com destaque para a taxa de água e esgoto, e "Vestuário", com alta de 0,66%. Apenas o grupo "Artigos de residência" registrou retração no mês, com uma queda de 0,44%.

Esses dados refletem os desafios enfrentados pela economia brasileira, especialmente no contexto de aumento dos preços de diversos produtos e serviços essenciais para a população.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles