Brasil Prisão
Polícia Federal prende 38 pessoas em nova fase da Operação Lesa Pátria
Objetivo é identificar financiadores e fomentadores dos ataques aos Três Poderes em Brasília
06/06/2024 09h36
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (6), a Polícia Federal (PF) realizou a prisão de 38 pessoas em uma nova fase da Operação Lesa Pátria, com o propósito de identificar os responsáveis por financiar e incentivar os ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O objetivo principal era capturar mais de duas centenas de réus que deliberadamente descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, buscando evitar a aplicação da lei penal. Dos mais de 200 procurados, os 38 presos compõem a primeira fase da operação, enquanto a PF continua em diligências para localizar e capturar os outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, os 38 indivíduos detidos foram localizados nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

De acordo com o governo, os fatos investigados, em tese, constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, visto que a Operação Lesa Pátria é permanente e recebe atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas. O combate a crimes contra a democracia e a segurança institucional permanece como uma prioridade das autoridades responsáveis.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles