Política Reunião
Reunião Fechada entre Ministro da Fazenda e banqueiros agita o mercado financeiro
Expectativa e cautela marcam o dia após vazamento de mensagens preocupantes
14/06/2024 08h06
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O mercado financeiro local está em alerta nesta sexta-feira (14) em razão de uma reunião a portas fechadas entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes das principais instituições financeiras privadas do país. A expectativa é alta após o vazamento de mensagens de WhatsApp durante um encontro semelhante na semana passada, que causou turbulências no mercado.

Exatamente uma semana após se reunir com o CEO do Santander, Mario Leão, e economistas do banco, evento que resultou na disparada do dólar e dos juros, Haddad repetirá o encontro. Desta vez, os participantes incluem André Esteves (BTG Pactual), Milton Maluhy (Itaú), Marcelo Noronha (Bradesco), e novamente Mario Leão. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) será representada por Isaac Sidney e Luiz Trabuco.

Na sexta-feira passada, dia 7, o vazamento de mensagens de WhatsApp dessa reunião anterior gerou estresse no mercado financeiro e colocou em dúvida a credibilidade de Haddad como interlocutor entre o mercado e o presidente Lula.

Além desse encontro, investidores também estão atentos aos números da atividade econômica pelo IBC-Br, conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto). A expectativa é de uma expansão de 0,30% em abril comparado a março, quando o índice registrou uma queda de 0,34%. Na comparação anual, espera-se um crescimento de 3,95% após uma retração de 2,18% em março.

No cenário político, há uma expectativa significativa para as medidas que serão apresentadas para compensar a desoneração da folha de pagamentos e a contribuição previdenciária de prefeituras menores. O Senado está estudando diversas alternativas e deve apresentar uma proposta na próxima semana. Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, há tempo suficiente para que as propostas sejam aprovadas antes do prazo que suspendeu a decisão de derrubada da desoneração pelo STF (Supremo Tribunal Federal) perder a validade, em 18 de julho.

Petrobras atualiza valores dos dividendos

No âmbito corporativo, a Petrobras anunciou a atualização dos valores dos dividendos relativos ao resultado do ano passado. A segunda parcela dos proventos, calculados a partir da política de remuneração da companhia, será de R$ 0,5774 por ação, enquanto os dividendos extraordinários passarão para R$ 0,8918 por ação. O pagamento da segunda parcela está marcado para 20 de junho, e os dividendos extraordinários serão distribuídos em 2 de maio, ambos conforme a posição acionária em 25 de abril.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Terra Brasil