As inscrições para o Enerm (Exame Nacional do Ensino Médio) encerram-se nesta sexta-feira (14) às 23h59, no horário de Brasília. O prazo, que inicialmente terminaria na sexta passada (7), foi prorrogado para hoje. Este também é o último dia para solicitar atendimento especial.
Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante e utilizar o Login Único do Gov.br. Aqueles que ainda não possuem uma conta no sistema podem verificar as orientações para obter o cadastro clicando aqui. Para quem já tem conta, mas não lembra da senha, é necessário seguir os passos para recuperação no Gov.br.
Pessoas travestis, transexuais ou transgêneros podem solicitar tratamento com o nome social, desde que os dados estejam atualizados na Receita Federal. Os participantes podem verificar e, se necessário, atualizar suas informações na Receita.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até a próxima quarta-feira (19/4). Após concluir a inscrição, um boleto do Banco do Brasil é gerado. As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação.
As notas do Enem são utilizadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é usado pelas instituições públicas de educação superior em todo o Brasil. Além disso, a nota do Enem permite concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades e universidades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Aqueles que não forem beneficiados pelo Sisu ou Prouni podem tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas do Enem também possibilitam estudar em Portugal.
Participar do Enem é um dos requisitos para receber o incentivo financeiro Pé-de-Meia, no valor de R$ 200.
Outras datas importantes incluem:
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.