Em entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal está realizando um pente-fino para identificar áreas onde é possível reduzir despesas, mas garantiu que não haverá cortes em benefícios sociais destinados aos mais pobres.
"Nós estamos fazendo um estudo profundo, em todos os ministérios, em todo investimento, estamos fazendo uma operação pente-fino para saber se tem coisas que você pode parar de fazer. Você não pode gastar dinheiro errado", declarou o presidente.
Lula ressaltou que benefícios pagos de forma indevida podem ser cortados, mas negou qualquer possibilidade de redução nos programas sociais como um todo. "Não me fale para mexer em benefício. Se o pobre tiver direito, ele não vai perder o benefício. Fazer ajuste em cima dos pobres não vale na minha vida", afirmou com firmeza.
O presidente reforçou seu compromisso com a manutenção dos programas sociais, destacando que apenas aqueles que não têm direito ao benefício poderão ser excluídos. "Se houver gente que não tem direito [ao benefício] recebendo, será cortado. Mas todos os pobres irão continuar com seus programas sociais", garantiu Lula.
A declaração do presidente visa tranquilizar a população mais vulnerável, assegurando que a revisão dos gastos públicos não afetará aqueles que realmente dependem dos benefícios sociais para sobreviver. O governo segue buscando uma gestão eficiente dos recursos, evitando desperdícios e corrigindo irregularidades sem prejudicar os mais necessitados.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles