Estrategistas, autoridades e ex-membros do Partido Democrata reagiram com pânico e consternação nesta sexta-feira (28) ao desempenho desastroso do ex-presidente Donald Trump e do atual líder dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate realizado na noite de quinta-feira. O evento, que marcou o início dos debates da corrida presidencial deste ano, concentrou novamente as atenções do eleitorado na idade avançada e capacidade de raciocínio de Biden.
Maria Shriver, ex-primeira-dama da Califórnia, expressou seu desapontamento. “Amo Biden e sei que ele é um bom homem, mas a noite foi de partir o coração em muitos aspectos”, disse Shriver. “Este é um grande momento político. Há pânico no Partido Democrata.”
A ex-senadora do Missouri, Claire McCaskill, comentou à emissora MSNBC que Biden tinha apenas um trabalho: tranquilizar os Estados Unidos sobre sua capacidade de liderança, mas não conseguiu. “Foi como um soco no estômago”, disse McCaskill, ressaltando a frustração dos democratas por não verem substitutos de Biden no topo da lista de candidatos presidenciais.
Nicholas Kristof, colunista político, sugeriu nas redes sociais que Biden deveria considerar desistir da disputa e deixar a Convenção Nacional Democrata decidir o indicado. Ele mencionou nomes como a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, o senador de Ohio, Sherrod Brown, e a secretária de comércio, Gina Raimondo.
David Plouffe, estrategista democrata e ex-funcionário da campanha de Barack Obama, descreveu o debate como “uma espécie de momento Defcon 1”, indicando um estado de alerta total. “O mais importante nesta eleição são as preocupações dos eleitores com a idade de Biden. Essas preocupações agravaram-se esta noite”, afirmou Plouffe.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, apareceu nas emissoras CNN e MSNBC após o debate para defender Biden, mas reconheceu o fraco desempenho. “Foi um começo lento, não há dúvida disso. Mas achei que foi um final forte”, disse Harris.
Desde o início do evento, Biden vacilou. Sua voz era difícil de escutar, alternando entre murmúrios e falas abafadas. Mesmo sua crítica a Trump, chamando-o de “a moral de um gato de rua”, foi difícil de discernir. A campanha de Biden havia calculado que um debate poderia aumentar seus índices de aprovação, mas o resultado foi um risco eleitoral evidente para o Partido Democrata.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Veja