O governador Eduardo Riedel (PSDB) intensificou sua articulação política em apoio ao pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira. Após reunião com Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto para buscar apoio ao candidato, Riedel agendou um encontro com a senadora Tereza Cristina (PP) para este sábado (29). O objetivo é discutir os resultados das conversas que teve com Reinaldo Azambuja em Brasília, junto a lideranças do PL, visando a inclusão de Tereza no projeto político que abarca as eleições de 2024 e 2026.
Marco Aurélio Santullo, secretário do partido, negou que Tereza Cristina tenha participado das tratativas recentes, afirmando que ela estava nos Estados Unidos. Ele reafirmou o apoio do PL à candidatura de Adriane Lopes (PP), conforme acordado com Bolsonaro.
A disputa pelo apoio do PL adiciona mais um capítulo à acirrada competição entre PSDB e PL pela Prefeitura da Capital. Recentemente, o PSDB conquistou o apoio do MDB e Solidariedade, vencendo uma batalha estratégica na corrida eleitoral. Apesar das conversas entre Tereza Cristina e André Puccinelli sobre uma possível aliança, o ex-governador manteve sua fidelidade ao PSDB, garantindo apoio à candidatura de Beto Pereira.
Puccinelli confirmou sua decisão de não concorrer ao governo estadual em 2026 e declarou apoio à reeleição de Eduardo Riedel, com quem disputou o segundo turno em 2022. O Partido Progressista (PP) emerge como um desafiante significativo à hegemonia tucana em Mato Grosso do Sul, com pré-candidatos bem posicionados nas pesquisas eleitorais. Atualmente, o PP governa as duas maiores cidades do estado, Campo Grande e Dourados, e enfrentará o PSDB como um dos principais adversários em ambos os municípios.
Tereza Cristina desempenhou um papel crucial na candidatura de Eduardo Riedel ao governo estadual, persuadindo Jair Bolsonaro a não endossar Capitão Contar (PRTB), dividindo o grupo bolsonarista em Mato Grosso do Sul. Sua influência pode ser determinante nas negociações com Bolsonaro, moldando o cenário político rumo às eleições municipais e estaduais.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Investiga MS