Política Recursos
Deputado Sóstenes Cavalcante faz apelo e critica falta de ação do governo Lula em crise no RS
Em meio à catástrofe, políticos e prefeitos se unem para exigir a liberação de recursos e apoio federal imediato
03/07/2024 18h36 Atualizada há 1 ano
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (3), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ), ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), do deputado Marcel Vanhattem (Novo/RS) e de mais 400 prefeitos, fez um apelo ao governo Lula para cessar a politicagem em torno do povo gaúcho, afetado por uma grave catástrofe. Cavalcante ressaltou a necessidade urgente de envio de recursos federais para ajudar o estado e seus municípios, afirmando que "somente eles podem resolver a situação".

O Rio Grande do Sul tem enfrentado fortes chuvas nas últimas semanas, resultando em inundações, deslizamentos de terra e danos generalizados a infraestruturas e propriedades. Muitas comunidades ficaram isoladas, e milhares de pessoas foram deslocadas de suas casas. A situação é crítica, com cidades inteiras submersas e estradas destruídas, dificultando o acesso e a distribuição de ajuda.

Em um esforço conjunto, o governador Eduardo Leite e líderes municipais têm trabalhado incansavelmente para mitigar os impactos das chuvas, mas os recursos estaduais e municipais são insuficientes para lidar com a magnitude do desastre. "Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, mas precisamos do apoio federal para superar essa crise", afirmou o governador Leite.

O deputado Sóstenes Cavalcante destacou seu compromisso em acompanhar a situação de perto, mesmo sendo da oposição. "Nunca fui ao Palácio ao longo desse mandato, mas pela necessidade que o Rio Grande do Sul requer, se o presidente Arthur Lira não chegar até lá, eu farei questão de acompanhá-los até o Planalto pela primeira vez porque o Rio Grnade do Sul merece", declarou Cavalcante.

O apelo de Cavalcante e Leite é um chamado urgente à solidariedade nacional e ao dever do governo federal de apoiar os estados em momentos de calamidade. A população gaúcha, que tem sofrido com as consequências devastadoras das chuvas, aguarda ansiosamente por uma resposta efetiva e imediata das autoridades federais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.