Nesta quinta-feira (4), o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgaram novas regulamentações que permitirão o uso do Pix para pagamento por aproximação e em compras online, sem sair do ambiente de compra. As mudanças estão previstas para entrar em vigor a partir de fevereiro de 2025, com normas detalhadas a serem publicadas pelo BC ainda neste mês.
Segundo o BC, a iniciativa visa integrar o Pix por aproximação ao sistema de Open Finance, permitindo compartilhamento de informações bancárias entre diversas instituições financeiras. Esta abertura do sistema financeiro promete aumentar a concorrência entre os bancos, beneficiando os consumidores com potenciais vantagens.
As novas regras também ampliam o escopo de participação no Open Finance, incluindo instituições relevantes em segmentos como investimentos e operações de câmbio. Com isso, cerca de 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderão se beneficiar das novas funcionalidades, que iniciarão testes a partir de novembro deste ano, conforme comunicado oficial do BC.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles