Com menos de um mês para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o WK Notícias reuniu todas as informações essenciais sobre o novo cronograma e o edital do “Enem dos Concursos”. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta quinta-feira (4), as atualizações necessárias após a suspensão do certame devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas as fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho obrigaram o governo federal a remarcar o Concurso Unificado. Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a mudança visa garantir a “democratização e inclusão da maior parte de brasileiros no processo”. Agora, as provas estão marcadas para 18 de agosto.
Mais de 2,6 milhões de candidatos estão inscritos para participar do primeiro concurso público realizado de forma conjunta entre órgãos do governo federal. As provas serão aplicadas seguindo os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O CNU oferecerá um total de 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A expectativa é que mais de 2,65 milhões de candidatos participem das provas. A distribuição das vagas é a seguinte:
O novo cronograma do CNU oferece aos candidatos um tempo adicional para preparação, e a expectativa é alta para a realização do concurso que promete ser um marco na democratização do acesso ao serviço público no Brasil.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.