Internacional Apagão
Apagão cibernético global causa caos em voos, bancos e emissoras de TV
Problema relacionado à empresa de cibersegurança CrowdStrike afeta serviços essenciais em diversos países
19/07/2024 08h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Atrasos em voos, dificuldades para acessar serviços bancários e interrupções na transmissão de emissoras de TV são alguns dos transtornos provocados por um apagão cibernético que atinge vários países ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Informações preliminares indicam que o "caos" está relacionado a uma companhia que fornece serviços de segurança digital.

A empresa envolvida seria a CrowdStrike, especializada em cibersegurança para algumas das maiores corporações globais, responsável por identificar falhas em sistemas digitais para prevenir ataques de hackers. O apagão, que afetou inúmeros serviços nesta manhã, teria se originado em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. Em comunicado, a CrowdStrike confirmou estar ciente de falhas relacionadas ao sensor Falcon no Windows, e afirmou que não há indícios de um ataque hacker.

Devido ao apagão, as principais companhias aéreas americanas – American Airlines, United e Delta – suspenderam todos os seus voos. A JetBlue, outra grande empresa aérea dos EUA, conseguiu manter suas operações normalmente.

No Brasil, usuários relataram dificuldades no acesso a aplicativos bancários. Além disso, bolsas de valores ao redor do mundo enfrentaram interrupções em suas operações.

Aeroportos na Europa e na Índia também registraram problemas técnicos, com atrasos em voos. Em Berlim, Alemanha, todas as decolagens foram suspensas por algumas horas. No aeroporto de Singapura, várias companhias aéreas realizaram o check-in manualmente.

O apagão também afetou a mídia, com a Sky News, uma das principais emissoras do Reino Unido, ficando fora do ar. Na Austrália, a rede ABC teve sua programação totalmente paralisada, enquanto a Sky News Austrália ficou parcialmente inativa. Nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.

Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais, enquanto na África do Sul, os maiores bancos enfrentaram problemas de conexão, afetando todos os seus serviços.

Nem mesmo os Jogos Olímpicos de Paris escaparam dos transtornos do apagão digital. Segundo o comitê organizador, houve alguns problemas de TI, mas um plano de contingência foi ativado para manter as operações. A venda de ingressos não foi afetada.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News