O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova data para o lançamento do Pix Automático, que estará disponível a partir de 16 de junho de 2025. Este novo recurso permitirá a realização de transferências instantâneas para pagamentos programados, semelhante aos débitos automáticos utilizados atualmente.
Originalmente, o lançamento do Pix Automático estava previsto para 2024, com uma data inicial em 28 de outubro de 2023. No entanto, devido a uma operação-padrão realizada pelos funcionários do Banco Central ao longo de dez meses, que reivindicou um aumento salarial, a previsão foi adiada. O acordo firmado em abril resultou na nova data de lançamento.
O Pix Automático visa facilitar cobranças recorrentes, oferecendo uma solução de pagamento eficiente e sem fricções. O serviço poderá ser utilizado por uma ampla gama de empresas, incluindo concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro.
De acordo com o Banco Central, o Pix Automático proporcionará maior comodidade para os usuários, permitindo pagamentos recorrentes sem a necessidade de autenticação em cada transação. Para os recebedores, o novo recurso promete aumentar a eficiência dos procedimentos de cobrança, reduzir custos e diminuir a inadimplência.
O funcionamento do Pix Automático será baseado em uma autorização prévia dada pelo usuário no ambiente da conta, seja pelo celular ou computador, permitindo que débitos periódicos sejam realizados automaticamente. Com isso, espera-se que tanto consumidores quanto empresas se beneficiem de uma gestão financeira mais ágil e prática.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles