Brasil Deboche
Bolsonaro ironiza críticas com “Maduro is my friend” e amplia debate sobre sistemas eleitorais
Ex-presidente utiliza sarcasmo para responder a Maduro e destaca a discussão sobre a integridade dos sistemas eleitorais globais
25/07/2024 09h09
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) provocou risadas ao ironizar a associação feita entre ele e o ditador venezuelano Nicolás Maduro. Em uma publicação nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma coluna da jornalista Raquel Landim no portal UOL, na qual a declaração de Maduro sobre as urnas brasileiras foi descrita como "bolsonarista". Em tom de zombaria, o ex-chefe do Executivo brasileiro comentou: "Maduro is my friend. Kkkkkkkkkkkkk" (Maduro é meu amigo).

A troca de ironias surge em um contexto de crescente tensão entre Maduro e o atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula expressou seu choque e preocupação com as recentes declarações de Maduro, que previu um "banho de sangue" e uma "guerra civil" na Venezuela em caso de derrota nas eleições presidenciais.

Em resposta, Maduro orientou aqueles que se assustaram com suas declarações a tomarem um "chá de camomila" e aproveitou para criticar o sistema eleitoral de outros países. Em uma fala que viralizou no Brasil, Maduro defendeu o sistema eleitoral venezuelano, destacando a realização de 16 auditorias e criticando a falta de auditorias nos sistemas dos Estados Unidos, Brasil e Colômbia.

A ironia de Bolsonaro e a retórica de Maduro ilustram a tensão crescente e as divergências acentuadas sobre a integridade dos processos eleitorais, tanto no Brasil quanto na Venezuela. O debate continua a destacar as complexidades e desafios enfrentados pelos líderes políticos na América Latina.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News