O deputado federal Vander Loubet (PT) expressou críticas contundentes à aliança recentemente formada entre o PSDB e o PL (Partido Liberal) para as eleições municipais de 2024 em Campo Grande. A declaração de Loubet ocorreu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Pantanal, em Corumbá, nesta quarta-feira (31), onde o chefe do Executivo sancionará a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo ao lado de ministros e do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Loubet classificou a decisão do PSDB de se unir ao partido de Jair Bolsonaro como precipitada e manifestou um claro desconforto com a mudança na dinâmica política. Segundo o deputado, a aliança tucana com o PL gerou um "incômodo" dentro da base aliada petista. "Eu respeito, mas acho um erro e o tempo vai mostrar quem está errado. Eu acho que o PSDB se precipitou. Se tivesse construído, como foi construído com o Riedel, nós até poderíamos estar no segundo turno com eles", afirmou Loubet, sugerindo que a aliança não foi bem planejada.
O parlamentar também deixou claro que, caso a candidata do PT não avance para o segundo turno em Campo Grande, o apoio petista será direcionado para outras candidaturas femininas. "Se não for a Camila [no segundo turno], qualquer uma das duas candidatas, a Rose ou a Adriane, eu não tenho dúvida que 90% dos nossos votos vão para um desses candidatos que forem para o segundo turno que não esteja com o PL", destacou.
Além disso, Loubet criticou a executiva nacional do PL por ter formado alianças sem consultar as principais lideranças e aliados do partido em Mato Grosso do Sul. "Ou eu desaprendi muito na política, porque você fazer uma aliança onde aqui no Estado, as principais lideranças, Tereza Cristina, Marcos Polon, qualquer um, não tinha ficado nem sabendo [da aliança], é muito difícil levar esse voto", declarou Loubet.
A visita de Lula a Corumbá também é um marco para a região, com a presença de importantes figuras políticas e a implementação de políticas ambientais significativas. No entanto, as tensões políticas e as novas alianças formadas para as eleições de 2024 continuam a moldar o cenário eleitoral em Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax