Na noite deste domingo (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Santiago, capital do Chile, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ao desembarcar, Lula evitou falar com a imprensa e afirmou que só dará declarações públicas após a primeira reunião com o presidente chileno Gabriel Boric, marcada para esta segunda-feira, 5 de agosto. Quando questionado sobre a Venezuela, Lula respondeu: “Amanhã você pergunta sobre a Venezuela, o Equador, sobre a Bolívia. Eu espero que a gente fale muito sobre Chile amanhã”.
Durante a visita, Lula e Boric devem assinar cerca de 20 novos acordos bilaterais, que se somarão aos mais de 90 já existentes entre Brasil e Chile. Um dos principais tópicos de negociação será a conclusão das obras do corredor bioceânico, um projeto estratégico que pretende conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, facilitando o acesso do centro-oeste brasileiro aos portos do norte do Chile e otimizando as exportações para mercados do Pacífico.
6 de agosto – Terça-feira:
A comitiva de Lula inclui vários ministros e autoridades do governo brasileiro:
A visita de Lula ao Chile visa fortalecer as relações bilaterais e promover novos acordos de cooperação entre os dois países.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Terra Brasil