A eleição para a Prefeitura de Campo Grande ganhou novos contornos neste domingo (4) com a retirada da candidatura do vereador Professor André pelo PRD. O partido decidiu apoiar a pré-candidatura de Adriane Lopes (PP), que agora conta com o suporte do terceiro partido na coligação, aumentando sua presença na propaganda eleitoral.
Com o PRD na aliança, Adriane Lopes agora possui um tempo de propaganda eleitoral mais robusto. O PRD, que conta com cinco deputados federais, adiciona 1% ao tempo de propaganda do PP, resultando em um total de 14,31% para a pré-candidata. A distribuição do tempo será composta por 11,88% do PP, 1,43% do Avante e 1% do PRD. Anteriormente, Adriane ocupava a quarta posição em termos de tempo de propaganda.
Os principais concorrentes também têm suas vantagens. Beto Pereira (PSDB) lidera com 55,28% do tempo de propaganda, aproveitando a aliança com partidos que superaram a cláusula de barreira, incluindo PSDB/Cidadania, PL, Republicanos, PSD, PSB, Podemos e MDB. Rose Modesto (União) ocupa o segundo lugar com 15,44%, após sua aliança com o PDT.
Camila Jara (PT) fica com o quarto maior tempo, 13,82%, com base apenas nos deputados federais do PT. Luso Queiroz (PSOL/Rede) terá 2,84% do tempo, considerando os 14 deputados federais eleitos pela federação.
A cláusula de barreira, que entrou em vigor com a última mudança na legislação eleitoral, afeta a distribuição de tempo e recursos de fundo partidário. Apenas 13 dos 28 partidos alcançaram a cláusula e terão tempo na propaganda gratuita. Os partidos devem eleger pelo menos 11 deputados federais em no mínimo 9 unidades da Federação ou obter 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, com um mínimo de 1% dos votos em cada uma delas.
Os partidos que conseguiram atingir a cláusula são: PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania, PSOL/Rede, MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos, Avante e União Brasil. Com isso, os 15 partidos restantes, incluindo o PRD, não recebem mais recursos públicos, levando alguns a se fundirem, como ocorreu com o PTB e o Patriota.
A definição do tempo exato de propaganda será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo mês, após as convenções. O tempo total de propaganda será distribuído proporcionalmente entre os partidos que alcançaram a cláusula de barreira, com 90% destinado a esses partidos e o restante dividido igualmente entre todos os candidatos.
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*Com informações Investiga MS