Mato Grosso do Sul começa a semana sob intenso calor, com temperaturas chegando a 38°C na região pantaneira nesta segunda-feira (5). No entanto, a previsão é de uma mudança drástica no clima com a chegada de uma frente fria, que deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas a partir de quinta-feira (8).
Segundo o Climatempo, a massa de ar frio avançará de forma continental e afetará o Estado entre quinta e sexta-feira (9). As cidades de Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá são esperadas para sentir uma queda significativa no termômetro. Em Ponta Porã, a mínima prevista para quinta-feira é de 10°C, com uma máxima de 18°C. Já na sexta-feira, a temperatura pode cair para 6°C pela manhã, e a máxima será de 13°C.
Além do frio, a probabilidade de chuvas aumentará, com 18% de chance na quinta-feira e 48% na sexta-feira. O tempo chuvoso deve persistir até o final de semana. Campo Grande também deve sentir o impacto da frente fria, com uma chance de 19% de chuva na quinta-feira. A temperatura mínima na madrugada será de 14°C, subindo para uma máxima de 27°C. Na sexta-feira, o frio será mais pronunciado, com mínima de 9°C e máxima de 13°C.
Na região pantaneira, Corumbá também experimentará uma queda nas temperaturas, com mínima de 14°C e máxima de 27°C na quinta-feira, e mínima de 9°C e máxima de 13°C na sexta-feira. As temperaturas baixas devem persistir até o final de semana.
No norte e Bolsão do Estado, cidades como Coxim e Três Lagoas verão temperaturas mais amenas a partir de sexta-feira, com mínimas variando de 10°C a 12°C e máximas de 15°C a 20°C.
Enquanto isso, o sul do Brasil enfrentará um frio mais severo, com possibilidades de geada e até neve. O Climatempo aponta que, com a entrada do ar polar e a alta umidade, há uma chance remota de precipitações invernais em áreas do sul do Rio Grande do Sul, próximas à fronteira com o Uruguai.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.