Economia Inflação
Inflação em bares e restaurantes supera alimentos e bebidas em julho 
Setor enfrenta desafios financeiros, com aumento de custos e margens de lucro reduzidas
12/08/2024 17h00
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Em julho de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil surpreendeu ao registrar uma inflação de 0,39%, superando a deflação de 1% observada nos preços de alimentos e bebidas. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), refletem um cenário desafiador para os empresários do setor.

Apesar da inflação no setor estar próxima do índice geral de 0,38% no mês, os estabelecimentos enfrentam uma alta acumulada de 3,65% nos insumos desde o início do ano, enquanto o repasse ao consumidor foi de apenas 2,76%. De acordo com o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, muitos empresários estão optando por reduzir suas margens de lucro para manter a clientela, com 60% das empresas operando sem lucrar em julho.

A Abrasel tem buscado estratégias para ajudar o setor a superar as dificuldades, incluindo negociações com fornecedores e a busca por regulamentações que aliviem a carga tributária sobre os empreendedores. A inovação e a oferta de experiências diferenciadas também são apontadas como essenciais para atrair e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Terra Brasil