Brasil Cobrança
Lula questiona reeleição de Maduro: "Deve explicação" e exige transparência
Presidente brasileiro sugere novas eleições e destaca necessidade de explicações à sociedade internacional
15/08/2024 11h12
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (15/8) que "ainda não" reconhece Nicolás Maduro como presidente reeleito da Venezuela. Em entrevista à rádio T em Curitiba (PR), Lula afirmou que Maduro "sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo".

Lula destacou que mantém uma boa relação com a Venezuela desde que assumiu a presidência em 2002, mas enfatizou que não é seu papel interferir nos assuntos internos de outro país. "Essa relação ficou deteriorada porque a situação política está ficando deteriorada na Venezuela. Eu conversei pessoalmente com o Maduro antes das eleições, dizendo que a transparência e legitimidade do resultado era o que ia permitir continuar brigando para que fossem suspensas as sanções contra a Venezuela", explicou.

O presidente brasileiro reiterou que não é possível declarar um vencedor por falta de dados concretos. "Não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada […] Maduro tem seis meses de mandato ainda, é presidente, independentemente das eleições", argumentou. Lula sugeriu possíveis caminhos, como a convocação de novas eleições ou a ampliação do comitê eleitoral, enfatizando o respeito à soberania dos países.

Enquanto isso, a posição oficial do Brasil é aguardar a publicação das atas eleitorais para verificar a existência de fraudes, como acusa a oposição venezuelana. Este é o tom adotado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e por Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais.

Durante esse período de espera, o Brasil tem mantido diálogos com outros países, como Colômbia, França, Estados Unidos e Canadá, para discutir os acontecimentos na Venezuela. Lula e Maduro, que eram aliados de longa data, começaram a se distanciar antes das recentes eleições na Venezuela.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles