Educação Cursos
IFMS abre 1.760 vagas para cursos técnicos no exame de seleção 2025
Inscrições abertas para 11 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em dez municípios de Mato Grosso do Sul
16/08/2024 08h51
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu as inscrições para o Exame de Seleção 2025, que visa preencher 1.760 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As vagas estão distribuídas entre os campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Cursos ofertados e requisitos

O edital oferece 11 opções de cursos técnicos integrados, todos com duração de três anos, sendo eles:

Para participar, os candidatos devem ter concluído o 9º ano do ensino fundamental até janeiro de 2025 e possuir CPF em seu próprio nome.

Vagas reservadas

Metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. Essas vagas são divididas entre candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e aqueles com qualquer renda familiar. Além disso, há reservas para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Inscrições e taxa

As inscrições podem ser realizadas até 26 de setembro na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está disponível o edital de abertura do processo seletivo. Aqueles sem acesso à internet podem utilizar os computadores da Cerel (Central de Relacionamento) dos campi do IFMS, conforme horário de atendimento de cada unidade.

A taxa de inscrição é de R$ 20, pagável via PagTesouro até 27 de setembro, com opções de pagamento por Pix, cartão de crédito ou boleto. Candidatos do 9º ano de escolas públicas ou inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa até 6 de setembro, anexando os documentos necessários conforme as orientações do edital.

Prova e resultado

A prova será realizada no dia 20 de outubro nos dez municípios onde o IFMS possui campus, com duração de quatro horas. O exame incluirá 30 questões divididas entre Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10). O conteúdo programático e provas anteriores estão disponíveis para consulta na página do processo seletivo.

No dia da prova, os candidatos devem levar um documento oficial com foto, caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis, borracha, pequenos lanches e garrafa de água transparente sem rótulo.

O resultado final será publicado em 17 de dezembro, com matrículas previstas para janeiro e início das aulas em março de 2025.

Para mais informações, consulte o edital na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.