Mato Grosso do Sul Campanha
Candidatos dão início às campanhas eleitorais com adesivaços madrugada adentro
Eleitores começam a sentir a movimentação das campanhas eleitorais em Campo Grande para as Eleições de 2024
16/08/2024 12h07
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (16), os candidatos oficialmente registrados na Justiça Eleitoral estão autorizados a iniciar suas campanhas para as Eleições de 2024. O pontapé inicial das atividades de campanha foi marcado por adesivaços que começaram logo na virada da meia-noite.

A candidata à prefeitura, Rose Modesto (União), foi até o centro da cidade acompanhada por seus apoiadores. Ao lado do candidato a vice, Roberto Oshiro (União), Modesto liderou um coro que cantou o jingle de sua campanha, marcando presença na primeira hora do período eleitoral.

Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição, também iniciou sua campanha na madrugada, convocando seus apoiadores para um adesivaço programado para esta sexta-feira no Parque dos Poderes. Já Beto Figueiró, do partido NOVO, optou por iniciar sua campanha no movimentado cruzamento da Afonso Pena com a 14 de Julho, acompanhado por candidatos a vereador de sua sigla.

O tucano Beto Pereira (PSDB) também aderiu ao início da madrugada, adesivando carros no centro da cidade. Por outro lado, candidatos como Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (PSOL), Jorge Batista (PCO) e Camila Jara (PT) ainda não registraram início de campanha.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) publicou uma cartilha com orientações detalhadas sobre o que é permitido durante as campanhas. Entre as atividades autorizadas estão comícios, uso de alto-falantes, passeatas e carreatas, desde que realizadas a partir de 16 de agosto até 3 de outubro, respeitando a distância mínima de 200 metros de instituições como sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, hospitais, escolas e igrejas em funcionamento.

Eleitores podem usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas, mas a distribuição de brindes é proibida. A utilização de mesas e bandeiras em vias públicas é permitida, contanto que sejam retiradas diariamente e não atrapalhem o trânsito de pedestres e veículos. Adesivos em veículos e janelas residenciais são permitidos, desde que não ultrapassem meio metro quadrado e não sejam colocados em bens públicos.

Entre as proibições estão os showmícios, o uso de telemarketing ativo e o disparo em massa de mensagens sem consentimento. A propaganda eleitoral em rádio e televisão será permitida apenas de 30 de agosto até 3 de outubro de 2024 e, em caso de segundo turno, de 11 de outubro até 25 de outubro de 2024.

Com a largada oficial das campanhas, os candidatos e eleitores de Campo Grande começam a vivenciar intensamente o período eleitoral, que promete ser movimentado e cheio de atividades até outubro.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Midiamax