Geral Calor
Onda de calor atinge grande parte do Brasil: Temperaturas podem subir até 5°C acima da média
Inmet emite alerta de “perigo” para calor intenso e baixa umidade, com riscos à saúde e aumento das queimadas
20/08/2024 08h50 Atualizada há 1 ano
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor que afetará grande parte do Brasil até o meio-dia da próxima quarta-feira (21). As temperaturas podem subir até 5°C acima da média, levando o Inmet a classificar o evento com o grau de severidade “perigo”, o segundo mais grave na escala de alertas.

A onda de calor abrangerá quase todos os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de afetar partes dos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em Cuiabá, a máxima prevista para terça-feira (20) é de 41°C, seguindo o padrão de calor extremo já observado, com registros anteriores de 41,8°C no sábado e 42°C no domingo. Em Campo Grande, o sábado marcou um novo recorde de temperatura para o ano com mais de 36°C.

O calor intenso também será sentido em localidades menos habituadas a altas temperaturas, como Mineiros, em Goiás, onde a mínima será de 18°C e a máxima pode atingir 38°C. Em Abelardo Luz, em Santa Catarina, a amplitude térmica será significativa, com mínimas de 12°C e máximas podendo alcançar 34°C.

Além do calor extremo, a baixa umidade do ar será uma preocupação adicional, com índices podendo cair para 12%. Esse nível crítico aumenta o risco de queimadas, especialmente no Pantanal, que já registrou 7.618 focos de calor neste ano, um aumento de 1.920% em relação ao mesmo período do ano passado.

A população é orientada a tomar precauções para evitar problemas de saúde relacionados ao calor e a entrar em contato com a Defesa Civil em caso de necessidade. A baixa umidade também exige atenção para prevenir incêndios e preservar a saúde ambiental.

Área mais escura é onde há atuação de onda de calor.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.