Saúde Salmonela
Anvisa suspende venda de balas da Dori por risco de contaminação por Salmonella
Produtos afetados devem ser recolhidos; alerta aos consumidores sobre os riscos à saúde
23/08/2024 08h48
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da venda de alguns lotes de sete produtos da marca Dori devido à suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (20). Entre os produtos afetados estão lotes de bala de hortelã recheada, bala bolete tutti frutti, bala de hortelã mint, bala de morango recheada, dori regaliz tijolo, bala Lua Cheia Chantilly e bala Yogurte 100 Morango.

Em comunicado oficial, a Dori Alimentos informou que realizará o recolhimento voluntário dos produtos suspeitos, fabricados entre 21 de junho e 10 de julho de 2024 em sua unidade de Rolândia, no Paraná. "Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído", ressaltou a empresa.

Orientações para os consumidores

A Dori reforça que os consumidores não devem consumir as balas dos lotes afetados e devem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Dúvidas sobre o recolhimento também podem ser esclarecidas pelo e-mail sac@dori.com.br. A empresa assegura que todos os demais produtos da Dori, fabricados fora dos lotes mencionados, são seguros para o consumo.

Sobre a bactéria Salmonella

A Salmonella é uma bactéria que possui mais de 2,6 mil sorotipos conhecidos, alguns dos quais podem causar doenças em animais e humanos. A transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão de alimentos contaminados ou por práticas inadequadas de higiene. A infecção por Salmonella pode resultar em sintomas gastrointestinais como diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal-estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios. Esses sintomas costumam aparecer entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado e podem durar de dois a sete dias.

É fundamental que os consumidores estejam atentos às informações e orientações divulgadas para garantir sua saúde e segurança.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles