Política Bolsonaro
Bibo Nunes afirma que Bolsonaro fará pronunciamento nesta sexta-feira, 30
Oito assessores foram designados para acompanhar o presidente a Miami
30/12/2022 08h40 Atualizada há 3 anos
Por:
Bolsonaro deve ficar fora do país de 1º de janeiro a 30 de janeiro de 2023

A Presidência da República oficializou, nesta sexta-feira (30), a equipe que vai acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua viagem para Miami, nos Estados Unidos, na próxima semana. 

Aliado de Bolsonaro, Bibo Nunes afirma que haverá um pronunciamento do presidente às 10h (de Brasília), nesta sexta-feira. O deputado, contudo, guarda suspense sobre o que o presidente deverá dizer em seu último discurso antes de deixar o governo e, se é que vai dizer algo.

Bolsonaro vem sendo orientado por aliados a não dar declarações antes de deixar o governo para não correr o risco de insuflar manifestantes que estão acampados em frente ao QG.

Ao todo, oito assessores e assistentes foram autorizados a se afastarem do país durante o próximo mês para “realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente”. As permissões foram publicadas no Diário Oficial da União.

Bolsonaro deve ficar fora do país de 1º de janeiro a 30 de janeiro de 2023, e, por isso, não deve passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse no domingo (1º).

Na última terça-feira (27), o Gabinete de Segurança Institucional já havia publicado uma autorização para que uma agente componha a “equipe de segurança de familiar” do presidente na viagem a Miami.

Diante da confirmação que Bolsonaro não participará da cerimônia de posse, o presidente eleito avalia alternativas para a solenidade oficial. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também já sinalizou ausência na cerimônia.