Internacional Briga
Daniel Ortega ataca Lula e ameaça revelar escândalos de corrupção
Ditador nicaraguense critica postura do presidente brasileiro e ameaça expor detalhes sobre os governos anteriores; tensão diplomática aumenta após expulsões de embaixadores
28/08/2024 16h42
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (26), durante a 11ª Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa América (Alba), o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, lançou uma série de ataques contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ortega exigiu “respeito” do brasileiro e ameaçou revelar detalhes comprometedores sobre os governos anteriores de Lula, aludindo aos escândalos de corrupção associados à Operação Lava Jato.

As declarações inflamadas de Ortega surgem após a recente expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, por não ter comparecido às celebrações do 45º aniversário da Revolução Sandinista. Em retaliação, o Brasil respondeu com a expulsão da embaixadora nicaraguense Fulvia Castro.

“Se você quer respeito, me respeite, Lula. Se você quer que o povo bolivariano te respeite, respeite a vitória do presidente Maduro e não se deixe levar pelos Estados Unidos”, disparou Ortega. O ditador também criticou a postura do governo brasileiro em relação à Venezuela, chamando-a de “vergonhosa” e acusando Lula de repetir a retórica dos “ianques”.

Ortega ainda mencionou que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, está competindo com Lula para ver quem será o “líder dos yankees na América Latina”, revelando a profundidade do rompimento entre Nicarágua e Brasil.

O episódio intensifica a crise diplomática entre os dois países e deixa no ar as possíveis repercussões das ameaças de Ortega para o cenário político e econômico latino-americano.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News