Geral IPVA
Emissão de guia do IPVA em Mato Grosso do Sul passa a ser exclusiva pelo portal e-Fazenda
A partir de 1º de setembro, contribuintes deverão utilizar plataforma digital para quitar e parcelar o imposto; cadastro prévio é obrigatório
29/08/2024 08h27
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A partir de 1º de setembro, a emissão da guia de recolhimento para quitação e parcelamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) em Mato Grosso do Sul, por meio do Daems (Documento de Arrecadação do Estado), será realizada exclusivamente pelo portal e-Fazenda. A mudança visa simplificar o acesso aos serviços tributários, oferecendo mais segurança e rastreabilidade conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para acessar o portal, os contribuintes devem realizar um cadastro prévio, que já está disponível. Após o registro inicial, o acesso ao portal poderá ser feito utilizando a conta Gov.br ou um certificado digital. Segundo o secretário da Fazenda, Flávio César, o e-Fazenda permitirá um controle e acompanhamento online da situação fiscal dos contribuintes, proporcionando facilidade, transparência e ampliação dos serviços disponíveis, que agora vão além do ICMS, abrangendo outros tributos, taxas e contribuições.

"Com um cadastro simplificado, os usuários poderão acessar suas informações em tempo real e de qualquer lugar, por meio da internet", destacou o secretário.

Além disso, a Secretaria da Fazenda informa que mais de 2 mil contatos em todo o estado recebem boletins informativos gratuitos pelo WhatsApp, com atualizações diárias sobre previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Para mais detalhes sobre o cadastro e o funcionamento do portal e-Fazenda, os interessados podem acessar o site oficial e seguir o passo a passo indicado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.