Agosto trouxe variações bruscas de temperatura para o Brasil, e a última semana do mês não foi diferente. O que começou com dias gelados, termina agora com uma intensa onda de calor, especialmente no Centro-Oeste, onde as temperaturas superam os 40°C. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo, já registraram temperaturas extremas, e a tendência é de que o calor persista e se intensifique nas próximas semanas.
Na quinta-feira (29), a capital mato-grossense, Cuiabá, liderou o ranking de calor no Brasil, atingindo a marca de 41,0°C, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse valor, no entanto, ainda está abaixo do recorde de calor deste ano na cidade, que foi de 42,2°C, registrado em 17 de agosto.
Confira as 10 maiores temperaturas no Brasil registradas na quinta-feira (29):
O calor persistente no fim de agosto deve continuar a aumentar com a chegada de setembro. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor é esperada para a primeira quinzena do próximo mês, com possibilidade de estabelecer novos recordes de temperatura em diversos estados e capitais.
Na região Centro-Oeste, as temperaturas podem ultrapassar os 42°C, com previsões de 41°C a 44°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e no oeste desses estados. Cuiabá pode atingir 43°C, enquanto Campo Grande pode registrar até 40°C.
Outras regiões do Brasil também devem experimentar calor intenso. No Sudeste, temperaturas de até 40°C são esperadas, com São Paulo podendo chegar aos 34°C a 36°C e Rio de Janeiro, de 37°C a 39°C. No Sul, Curitiba pode enfrentar temperaturas entre 30°C e 32°C. Em outras áreas, como Tocantins, Pará e Rondônia, os termômetros podem marcar de 38°C a 41°C.
Com esse cenário, os brasileiros devem se preparar para um início de setembro extremamente quente, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.