A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande divulgou nesta terça-feira (3) a escala médica das unidades de saúde, com mais de 60 profissionais atuando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). Pela manhã, são 61 clínicos gerais e 19 pediatras, com atendimento infantil disponível apenas na UPA Coronel Antonino, Universitário e CRS Tiradentes.
No período da tarde, a escala conta com 62 médicos para adultos e 17 pediatras, enquanto à noite o número é de 57 clínicos gerais e 26 pediatras. O atendimento nas unidades acontece por ordem de chegada, priorizando os pacientes conforme a classificação de risco.
As UPAs e CRSs de Campo Grande operam com o sistema de classificação de risco, que organiza o atendimento com base na gravidade dos casos, priorizando os mais urgentes. A Sesau reforça a importância de a população buscar as unidades em casos de urgência e emergência, para que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente e todos recebam o cuidado adequado. A secretaria orienta ainda que, para situações menos graves, outras unidades básicas de saúde e postos de saúde são opções recomendadas, contribuindo para a redução da superlotação nas UPAs e CRSs.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.