Geral Alerta
Alerta de baixa umidade em MS: Inmet emite aviso de “grande perigo” para região Centro-Oeste
Umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% em áreas de Mato Grosso do Sul e outros estados
16/09/2024 11h12 Atualizada há 1 dia
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (16) um alerta crítico para a baixa umidade em diversas áreas da Região Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul. Com o grau de severidade classificado como “grande perigo”, o aviso destaca que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% em regiões específicas a partir das 14h desta segunda-feira.

Os locais mais afetados incluem as regiões centro, leste, norte, noroeste e sul de Goiás; nordeste e norte de Mato Grosso; e ocidental e oriental do Tocantins. O Inmet também emitiu um alerta de perigo para outras áreas, onde a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, abrangendo o sudeste do Pará, partes do Maranhão, Piauí, Ceará, e diversos municípios de Minas Gerais e Distrito Federal.

A baixa umidade representa riscos significativos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Em resposta ao alerta, o Inmet recomenda que a população beba bastante líquido, evite a exposição ao sol durante as horas mais quentes, minimize a prática de atividades físicas, e utilize hidratantes para a pele. Além disso, é aconselhável umidificar o ambiente para aliviar os efeitos da aridez.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.