Política Governo MS
Eduardo Riedel toma posse como governador de MS
"Terei a honra de conduzir nosso estado para o grande salto em busca de um novo futuro" - Riedel
01/01/2023 18h48 Atualizada há 3 anos
Por:
Eduardo Riedel assina Termo de Posse - Foto: Dagna Moreira

O governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao vice-governador José Carlos Barbosa, Barbosinha (PP) tomaram posse, neste domingo (1º), no Plenário Deputado Júlio Maia - Casa de Leis - na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da ALEMS, Paulo Correia, e deputados Herculano Borges (Republicanos) e Pedro Kemp (PT), além do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Carlos Eduardo Contar.

O governador Reinaldo Azambuja, o governador eleito Eduardo Riedel e o vice-governador eleito, Barbosinha, foram conduzidos ao plenário pela comissão composta pelos deputados Londres Machado (PP), Antonio Vaz (Republicanos) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos).

Momentos antes solenidade formal, Paulo Corrêa, pediu licença para quebrar o protocolo e presentear Reinaldo Azambuja, Eduardo Riedel e Barbosinha com pinturas da fauna pantaneira.

Reinaldo Azambuja, abriu os pronunciamentos agradecendo o apoio da população sul-matogrossense e desejando a Riedel que faça uma excelente administração - “momento de agradecer por todos estes anos que estive à frente do Governo do Estado, mas também de desejar que o Eduardo Riedel faça uma excelente administração e cuide do desenvolvimento do Estado e de todos os sul-mato-grossenses”.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) proferiu seu discurso de despedida, prestou contas de seu governo, destacando, entre outros aspectos, questões econômicas, fiscais, ações na pandemia, saúde, investimentos, educação, segurança pública, infraestrutura e municipalismo.

Antes de receber a faixa, Eduardo Riedel prestou o compromisso de posse. Como parte do ritual, o deputado Herculano Borges, 1º secretário da Casa de Leis, fez a leitura do termo de posse, assinados, na sequência, pelo governador e o vice-governador eleitos.

Barbosinha, o vice-governador recém-empossado, ressaltou que a posse é a consolidação de uma das vitórias eleitorais mais difíceis da história de Mato Grosso do Sul. “Nenhuma eleição, nesses 45 anos de existência, reuniu tantas lideranças com uma extensa carreira. Temos total convicção de que o principal ativo que nos trouxe até aqui foi o compromisso expresso com as grandes causas do nosso povo e do nosso estado e a partir de hoje nosso maior compromisso é honrar cada sul-mato-grossense”, enfatizou o vice-governador.

O governador recém-empossado, Eduardo Riedel, enfatizou que o grande desafio do poder público sempre será incluir à vida produtiva, a cidadania plena - “Estamos conscientes que é necessário continuar crescendo e prosperando em harmonia com nosso meio ambiente. Vamos trabalhar juntos em busca de um Mato Grosso do Sul próspero, verde, digital e inclusivo.”.

Riedel disse que vê com orgulho o Mato Grosso do Sul disputando as primeiras posições nos mais importantes rankings de desempenho dos governos no país. “É desse novo patamar que terei a honra de conduzir o nosso estado para o grande salto em busca de um novo futuro para a nossa gente. Estou absolutamente consciente das minhas enormes responsabilidades. O desafio é gigante. Vamos trabalhar para prover mais crescimento, distribuindo os nossos frutos com mais equilíbrio, justiça e com alto grau de responsabilidade ambiental”, ressaltou ele.

Sobre os focos de suas ações, disse que irá governar guiado pelos compromissos que assumiu com a população, como:

Um dos momentos de maior emoção foi passagem da faixa de governador, de Reinaldo Azambuja para Eduardo Riedel, na solenidade presidida pelo presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa, que destacou que essa foi a primeira vez que isso aconteceu, na história.

"Com o testemunho das honrosas presenças e o de toda a sociedade estadual aqui representada pelos parlamentares que dignificam esta Casa Legislativa, esta solenidade consagra a vontade da maioria, manifesta pelo voto popular, que é a essência do regime democrático”, discursou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante a solenidade.  

Riedel, efatizou que fará um governo plural, inclusivo - “Farei um governo aberto, democrático e plural, para atender com responsabilidade toda a diversidade da nossa população e de suas demandas. Sem restrições e preconceitos, vou governar para todos”, acrescentou.

No final de seu discurso, Azambuja também agradeceu aos Poderes constituídos, entre os quais o Legislativo. “Agradecimento aos parlamentares e a esta Casa de Leis, que compartilharam responsabilidades de governança todos esses anos”, disse.

Em coletiva com a imprensa, após a cerimônia de posse, Riedel reafirmou compromissos, avaliou a campanha eleitoral e falou sobre os desafios a serem enfrentados em sua gestão e os avanços no governo anterior.

“Este grande esforço determinado nos entregou como obra mais importante a transição para um novo modelo de Estado. Essa Casa teve uma participação fundamental nesse processo”, declarou.

Depois da cerimônia na ALEMS, Eduardo Riedel seguiu para o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para dar posse aos novos secretários estaduais. 

Esta é a última vez que a posse de governador e vice é realizada no dia 1º de janeiro. A partir de 2027, será no dia 6 desse mês, devido à nova redação dada à Constituição Federal pela Emenda Constitucional 111/2021. 

A cerimônia de posse seguiu todos os ritos da Assembleia Legislativa, teve o Hino Nacional, executado pelo Corpo de Música da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a passagem da Faixa Governamental, a leitura e assinatura do termo de posse, a execução do Hino de Mato Grosso do Sul e encerrou com uma coletiva de imprensa. Logo após a posse do governador, aconteceu a do secretariado, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

 

Posse da deputada estadual, Dione Hashioka (Podemos)

Antes da cerimônia de posse do governador e do vice-governador, tomou posse à deputada estadual Dione Hashioka (Podemos), que assume a vaga deixada pelo deputado José Carlos Barbosa, durante o mês de janeiro, que renunciou ao mandato para exercer o cargo de vice-governador. Dione Hashioka já foi parlamentar em duas ocasiões, de 2007 à 2011 e 2011 à 2015).

Abertura da Cerimônia de Posse