O Instagram anunciou nesta terça-feira (17) uma série de novos recursos que prometem dar aos pais um controle mais rigoroso sobre a atividade dos filhos na plataforma. A nova funcionalidade, batizada de “Conta de Adolescente”, será implementada a partir de janeiro de 2025 na América Latina, incluindo o Brasil, e visa aumentar a segurança e o gerenciamento das contas de usuários menores de 16 anos.
Entre as principais mudanças, está a exigência de autorização parental para alterações nas configurações da conta. Isso significa que menores de 16 anos precisarão da permissão dos pais para modificar suas configurações de perfil. Além disso, a nova funcionalidade introduz várias restrições, como a limitação de quem pode entrar em contato com o adolescente e os conteúdos que podem ser visualizados.
Principais Recursos da “Conta de Adolescente”:
Essas funções serão geridas remotamente pelos pais através da conta de responsável, sem a necessidade de acesso direto ao telefone do adolescente. Além disso, a Meta está desenvolvendo tecnologias para verificar a idade real dos usuários, já que adolescentes podem mentir sobre sua idade ao criar contas.
O “Central da Família”, lançado em 2022, continua disponível para que pais monitorem o tempo de uso, quem o adolescente segue e o que ele denuncia. A Meta garante que a nova “Conta de Adolescente” complementará, e não substituirá, as funcionalidades existentes do “Central da Família”.
Com essa iniciativa, o Instagram busca equilibrar a proteção dos jovens usuários com a liberdade de uso da plataforma, abordando preocupações crescentes sobre segurança e bem-estar digital entre adolescentes.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações G1