Nesta quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um ambicioso plano de ação para reduzir o impacto da dengue e outras arboviroses no Brasil. Durante evento no Palácio do Planalto, Lula enfatizou que a responsabilidade pelo combate à doença começa em casa: "Cada cidadão brasileiro é seu próprio médico no cuidado com a dengue. Temos que vigiar não apenas nossas casas, mas também as de nossos vizinhos", afirmou.
O plano de ação, que será implementado no segundo semestre, inclui seis eixos principais: prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial e manejo clínico, preparação e resposta a emergências, e comunicação e participação comunitária. Durante os períodos de menor incidência, ações preventivas serão intensificadas, com foco na retirada de criadouros e uso de novas tecnologias para controle de vetores.
Além disso, o Ministério da Saúde vai expandir o uso de estações disseminadoras de larvicida, desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia, para combater o mosquito Aedes aegypti nas áreas periféricas. A estratégia já mostrou resultados positivos em 14 cidades.
Com mais de 6,5 milhões de casos de dengue registrados de janeiro a agosto deste ano, o governo promete ações decisivas para enfrentar a crise. A proposta de Lula visa transformar a mobilização individual em uma força coletiva para combater a doença.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações R7