Durante o "Show de Eventos" realizado pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, o seu ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou um drone ser abatido na Esplanada dos Ministérios, no domingo (1º).
O mandato do petista não começou tão pacífico assim, conforme prometido, sem armas. Abateram o drone sem ao menos saber se era de algum apoiador. Já o novo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse à imprensa que não houveram intercorrências.
Drone abatido
Um agente da Polícia Federal (PF) utilizou uma arma antidrone para neutralizar um drone que estava sobrevoando a Esplanada. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) proibiu o uso do equipamento durante o evento.
Para derrubar o aparelho, o policial federal fez o uso de um equipamento especial capaz de atrapalhar a conexão entre o drone e o controle remoto.
Cidade de Monitoramento de Pessoas
E, ainda criaram uma Cidade de Monitoramento de Pessoas, na área do Museu Nacional. A estrutura foi composta por comandos móveis das corporações (PM, PCDF e CBMDF) e pontos de apoio para tropas especializadas.
As pessoas foram desarmadas com qualquer objeto pontiagudo, até brinquedos, enquanto o próprio petista se muniu de armas.