Economia Mercado
Críticas ao desbloqueio de recursos: Mercado reage com desconfiança a anúncios de Haddad
Ministro da Fazenda tenta tranquilizar investidores após polêmica redução no volume congelado do orçamento, mas alerta sobre aumento temporário de juros
23/09/2024 11h53
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfrenta uma reação negativa do mercado após a redução do volume congelado no orçamento brasileiro, de R$ 15 bilhões para R$ 13,3 bilhões. A declaração, feita em Nova York, sugere que o mercado “nem esperou” as explicações oficiais sobre essa mudança, prevista para uma coletiva de imprensa marcada para hoje, 23 de setembro.

Criticando a decisão, economistas e operadores do mercado esperavam que o governo ampliasse o volume de recursos congelados, em vez de diminuí-lo. Haddad, no entanto, se mostrou otimista, afirmando que as novidades são positivas tanto no lado da receita quanto nas despesas. “Quando nós abrimos os dados, só temos boas notícias”, disse ele, minimizando a preocupação do mercado.

A situação se complica ainda mais com o recente aumento de juros no Brasil, que, segundo o ministro, impacta as conversas com investidores estrangeiros. Haddad acredita que esse ciclo de aperto monetário será “temporário” e que as taxas devem voltar a cair em breve. Ele expressou confiança na recuperação do grau de investimento do Brasil pelas principais agências de classificação de risco, projetando avanços até 2025.

O ministro também criticou os anos de déficits públicos e a falta de crescimento do Brasil, enfatizando que, apesar das dificuldades passadas, o país está se recuperando. “Vamos ter o melhor resultado em 10 anos”, destacou, atribuindo essa melhora ao trabalho do atual governo em gerar confiança entre os investidores.

No entanto, a dúvida persiste: será suficiente para acalmar um mercado já cético? A reação à recente redução orçamentária pode indicar que os desafios financeiros do Brasil estão longe de ser superados.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Info Money