O calor intenso está de volta ao Brasil, trazendo preocupações com uma nova onda de altas temperaturas. A previsão é alarmante: regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão enfrentar elevações significativas nas temperaturas ao longo desta semana, com índices entre 3°C e 5°C acima da média.
De acordo com o Climatempo, a qualidade do ar pode piorar, aumentando o risco de queimadas em diversas áreas e prejudicando a visibilidade. A umidade relativa do ar deverá atingir níveis críticos em várias capitais, intensificando os efeitos do calor. As temperaturas podem chegar a máximas de 38°C ou 39°C em estados como Tocantins, interior de São Paulo e interior do Nordeste. Em Cuiabá e Corumbá, os termômetros podem registrar entre 40°C e 42°C.
Embora uma frente fria esteja prevista para chegar na quarta-feira (2/10), trazendo uma expectativa de ar mais fresco, muitas regiões ainda enfrentarão calor extremo. As temperaturas devem começar a cair entre quinta e sexta-feira (4/10) no Sul e em partes da Região Sudeste, especialmente no leste e sul de São Paulo. Entretanto, estados como Minas Gerais, Goiás e partes do leste de Mato Grosso continuarão sob temperaturas altas.
A população deve ficar atenta às orientações de saúde para evitar desidratação e outros problemas relacionados ao calor. Com os riscos de queimadas e a deterioração da qualidade do ar, é essencial tomar precauções para proteger a saúde e o meio ambiente durante esta nova onda de calor.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.