Após 39 dias de suspensão, a plataforma X, de Elon Musk, anunciou seu retorno ao Brasil com um comunicado de sua conta de Assuntos Governamentais Globais. "O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos", afirmaram os representantes da rede social.
A decisão do desbloqueio foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou “o imediato retorno das atividades” da plataforma em território nacional. Na determinação, Moraes também instruí a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a tomar as providências necessárias para efetivar a medida e a comunicar a Suprema Corte no prazo de 24 horas.
A Anatel, em resposta à decisão, começou a notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil no dia 9 de outubro, orientando-as a liberar o acesso ao X. Cada operadora será responsável por implementar as medidas técnicas necessárias para cumprir a ordem judicial, o que pode resultar em um tempo de desbloqueio variável dependendo da operadora.
A volta da plataforma está sendo gradual, e muitos usuários já relataram conseguir acessar a rede social novamente. Essa reabertura marca um importante momento para a liberdade de expressão e a presença digital dos brasileiros no cenário global.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e acesse nossas redes sociais.